Seleção de Monitor/a para o Projeto “Geografia Escolar: Confluências com a Educação Ambiental e Museal”
À geografia escolar importa identificar as instituições e sujeitos que produzem e tensionam o espaço escolar e demais espaços de formação. Ela potencializa o debate acerca das territorialidades vividas dos jovens ao ser produzida nas frestas da academia e da escola em que experiência docente, discente e diálogos com as políticas públicas curriculares ganham centralidade. O objetivo do projeto em tela, inserido no componente curricular Pesquisa e Prática de Ensino (PPE) em geografia, é contribuir para a formação de educadores que valorizem, dialoguem e atuem na produção de conhecimento tramado na interface entre ciência (especialmente a geográfica), cultura, natureza e arte. Intenciona formar educadores que provoquem discentes a conhecer o patrimônio natural e o patrimônio cultural material e imaterial das cidades bem como adentrar e “devorar” os museus (CHAGAS e ABREU, 2003), conhecendo-os em sua potência educadora em diálogo com cartografia social (ALMEIDA, 2018). Objetiva também conhecer alguns processos educativos práticos no campo da educação ambiental (EA) crítica e pós-crítica, que ocorrem nas favelas (que pensam e criam seus espaços de vida e memória) e nos quilombos (valorizando a oralidade, projetos de educação antirracista e embrenhando-se na cultura popular).