Seleção de Monitoria para o Projeto: Instrumentos didáticos para o ensino da Insegurança Alimentar Materna e Infantil
Seleção para monitor(a) voluntário(a) para o Projeto: Instrumentos didáticos para o ensino da Insegurança Alimentar Materna e Infantil, vinculado à Disciplina Tópicos em Insegurança Alimentar Materno-Infantil
A disciplina Tópicos em Insegurança Alimentar Materno-Infantil aborda, de forma atualizada, a condição inaceitável da Insegurança Alimentar (IA) e nutricional (IAN), que representa a falta do acesso à alimentação adequada e saudável, que compromete o desenvolvimento e a saúde de grupos vulneráveis como gestantes, crianças e adolescentes. Ela tem aumentado nos últimos anos, como demonstram os relatórios internacionais e nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) (FAO-SOFI, 2023; VIGISAN I e II, 2020; 2022). Apesar da relevância do tema para a Nutrição, ele não era incluído regularmente no Curso de Nutrição até 2020, com a criação da disciplina. O objetivo do projeto é, através de metodologias de construção coletiva e interativas (rodas de conversa, seminários, sala de aula invertida, dramatização), onde o monitor participa ativamente, promover a reflexão e o senso crítico dos alunos na discussão dos conceitos da SAN e IAN e suas repercussões deletérias em gestantes e menores de idade, enquanto o monitor é capacitado à docência. Essas metodologias permitirão aos futuros nutricionistas e docentes a reflexão crítica sobre o tema e a construção de estratégias individuais ou coletivas, de âmbito social e/ou de saúde, propostas interativamente pelos alunos, monitor e professor