Monitor como facilitador no ensino-aprendizado na disciplina Políticas Culturais
Este projeto de monitoria consiste preparar estudantes de graduação a atuarem no magistério. Tem como objetivo planejar aulas e executar, juntamente com o orientador e os estudantes da disciplina, o estudo de perspectivas normativas e marcos históricos que configuram a atuação dos gestores culturais no Brasil. A metodologia é baseada em aulas expositivas e dialógicas que objetivam munir os discentes dos conceitos do campo, a fim de fornecer instrumentos para agir como atores privilegiados.
Dentre as atribuições obrigatórias da/do monitor/a estarão a leitura dos textos que compõem o conteúdo programático da disciplina e a pesquisa por novas referências didáticas para o aprimoramento do curso.
A principal atribuição do monitor será a sistematização de dois processos integrados: i) o primeiro consiste no mapeamento de teses, dissertações, monografias e artigos científicos que tenham como foco objetivo as políticas culturais; ii) o segundo consiste na pesquisa de obras literárias e audiovisuais que sintetizem a transição de ciclos históricos das políticas culturais no Brasil.
O monitor será responsável ainda por dar suporte à turma nas atividades extra-classe, auxiliando os alunos na compreensão dos conceitos principais que integram o campo das Políticas Culturais e o desenvolvimento de suas competências técnicas para a proposição de projetos na área.
Outro foco da atuação do monitor será o envolvimento com a agenda acadêmico-científica elaborada pela PROGRAD durante o ano letivo de 2023.