Ensino da fisiologia baseado nas preferências de estilos de aprendizado dos alunos

Número: 
MFLA006
Tipo: 
Errata: 
Não
Resultado do edital: 
Não publicado
Telefone do responsável: 
2629-2561
Descrição: 

Dentro do processo de ensino-aprendizado, é fundamental buscar constantemente formas para aperfeiçoá-lo a fim de assegurar que os estudantes estejam preparados para enfrentar futuros desafios no decorrer de seus cursos e após a graduação. Nesse contexto, conhecer as preferências individuais quanto ao estilo de aprendizado é uma das estratégias que possibilitam o corpo docente tornar-se mais sensível à diversidade de estratégias de ensino necessárias para atingir mais estudantes e de forma mais eficaz. O questionário VARK, desenvolvido por Fleming ND (http://www.vark-learn.com/english/index.asp), fornece aos usuários um perfil de suas preferências em relação às quatro modalidades sensoriais pelas quais o estudante prefere entrar em contato com uma nova informação (1).
Elas são classificadas da seguinte maneira: Visual (V, aprendizado com gráficos, tabelas e diagramas); Auditivo (A, aprendizado através do discurso); Lendo e escrevendo (R, aprendizado através de leitura e escrita) e Cinestésico (K, aprendizado sensorial, utilizando o toque, visão, cheiro). O resultado obtido servirá como argumento para a avaliação dos recursos utilizados no ensino universitário, que atualmente se baseia prioritariamente nos padrões Leitura/escrita, tanto no ensino como avaliação.